sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Tecnologias utilizadas no E-commerce



As tecnologias usadas no e-commerce ou framework arquitetural do e-commerce é a sinteze de varius recusos existentes como sistemas de gerenciamente de banco de dados, repositório de dados, linguages de computador, transações de software baseadas em agentes, monitores ou protocolos de comunicação que facilitem a integração dos dados e softwares para uma aplicação melhor.

O framework arquitetural do e-commerce consiste de seis camadas de funcionalidades ou serviços que são:

1. Serviços de aplicação.

2. serviços de coleta, gerenciamento de dados ou transações.

3. Interface e serviços de suporte.

4. Mensagens seguras, segurança e troca de documentos eletrônicos.

5. Middleware e troca de documentos estruturados.

6. Intraestrutura de internet e os serviços de comunicação basicos.


Serviços de aplicação

Na camada de aplicação de serviços de e-commerce, é decidido quais tipos de aplicações de e-commerce serão implementada. Há 3 tipos de aplicações que se destacam:

- Aplicações Customer-to-business(C2B): Aplicações para negócios do clientes para empresa.

- Aplicações Business-to-business(B2B): Aplicação para negociação entre 2 empresas.

- Aplicações intra-organizacional: Uma aplicação usada dentro da organização.


Coletor de dados e camada de gerenciamento

Esta camada esta se tornando cada vez mais necessarias para trabalhar com o grande volume de informações nas redes. Esta camada funciona como intermediario que fornece um serviço de integração entre consumidores e provedores de informação, dando algumas limitações como baixo custo, serviços mais rápidos ou aumento de lucro para o cliente. Por exemplo, uma pessoa que queira ir aos Estados Unidos de Bangladesh. A pessoa checa varios sites de linhas aereas por uma passagem barata com melhor serviço. Para isso ele precisa conhecer os endereços de todos os sites. Alem disso, para buscar os serviços e melhores preços, ele também tem de fornecer os detalhes da viagem varias e varias vezes para diferentes sites. Se houver um site que funcione como coletor de dados e possa fornecer a passagem segundo as necessidades da pessoa, isso economizará bastante tempo e esforço da pessoa. Este é apenas um exemplo de como um coletor de dados pode agregar valor.

Outro aspecto da função de coleta de dados é o suporte para gerenciamento de dados e serviços de transação tradicionais. Os coletores de informações podem fornecer ferramentas para realizar mais sofisticadas, atualizações atrasadas ou transações de compensação futura.


Interface e Serviços de Suporte

A terceira camada da estrutura arquitetônica é a camada de interface. Essa camada fornece uma interface para aplicativos de comércio eletrônico. Catálogos interativos e serviços de suporte de diretório são os exemplos dessa camada.

Os catálogos interativos são a interface personalizada para os aplicativos do cliente, como compras em casa. Os catálogos interativos são muito semelhantes ao catálogo em papel. A única diferença entre o catálogo interativo e o catálogo em papel é que o primeiro possui os recursos adicionais como o uso de gráficos e vídeo para tornar a publicidade mais atrativa.

Os serviços de diretório têm as funções necessárias para a pesquisa e o acesso às informações. Os diretórios buscam organizar a enorme quantidade de informações e transações geradas para facilitar o comércio eletrônico.

A principal diferença entre os catálogos interativos e os serviços de diretório é que os catálogos interativos lidam com pessoas, enquanto os serviços de suporte de diretório interagem diretamente com os aplicativos de software.


Camada de mensagens seguras

Em qualquer empresa, as mensagens eletrônicas são uma questão importante. Os sistemas de mensagens comumente usados ​​como telefone, fax e serviços de correio têm certos problemas, como no caso do telefone, se a linha telefônica estiver muda ou de alguma forma o número estiver errado, você não consegue entregar as mensagens urgentes. No caso do serviço de correio expresso, se pretende entregar as mensagens de forma instantânea, não é possível, pois demorará algum tempo dependendo da distância entre os locais de origem e destino. A solução para esse tipo de problema são os serviços de mensagens eletrônicas como e-mail, fax avançado e EDI.

A mensagem eletrônica mudou a forma como o negócio opera. A principal vantagem da mensagem eletrônica é a capacidade de acessar as informações certas na hora certa em diversos grupos de trabalho.

As principais limitações da mensagem eletrônica são segurança, privacidade e confidencialidade por meio de criptografia de dados e técnicas de autenticação.


Serviços de middleware

O enorme crescimento das redes, da tecnologia cliente-servidor e de todas as outras formas de comunicação entre plataformas diferentes é a razão para a invenção dos serviços de middleware. Os serviços de middleware são usados ​​para integrar os programas de software diversificados e fazer com que eles se comuniquem.


Infraestrutura de rede

Sabemos que a ligação eficaz e eficiente entre o cliente e o fornecedor é uma condição prévia para o e-commerce. Para isso, é necessária uma infraestrutura de rede. Os primeiros modelos de computadores em rede foram as companhias telefônicas locais e de longa distância. As linhas da companhia telefônica foram utilizadas para a conexão entre os computadores. Assim que a conexão com o computador foi estabelecida, os dados viajaram por aquele único caminho. O equipamento de comutação da companhia telefônica (tanto mecânico quanto computadorizado) selecionava linhas telefônicas específicas, ou circuitos, que eram conectados para criar o caminho único entre o chamador e o receptor. Esse modelo de conexão única e controlado centralmente é conhecido como comutação de circuito.


Classificação de aplicativos de comércio eletrônico

A classificação dos aplicativos de comércio eletrônico é fornecida a seguir:


Mercado Eletrônico

Mercado Eletrônico: é um local onde compradores e compradores online se encontram. O e-market lida com transações comerciais, incluindo transferência de dinheiro entre bancos. No e-market, o business center não é um prédio físico. Mas é um local baseado em rede onde ocorrem as atividades de negócios. No e-market, os participantes como compradores, vendedores e manipuladores de transações não são apenas um local diferente, mas mesmo eles não se conhecem.


Sistema de Informação Interorganizacional (IOS)

Um IOS é um sistema unificado com vários parceiros de negócios. Um IOS típico incluirá uma empresa e seu fornecedor e clientes. Através do IOS, os compradores e vendedores organizam transações comerciais de rotina. As informações são trocadas pela rede de comunicação usando formatos específicos. Assim, não há necessidade de telefonemas, papéis, documentos ou correspondência.

Tipos de IOS são fornecidos abaixo:

- EDI (Electronic Data Interchange): Fornece conexão segura de B2B em rede de valor agregado (Van's)

- Extranet: que fornecem conexão segura de B2B pela internet.

- EFT (Transferência Eletrônica de Fundos): Transferência eletrônica de fundos de uma conta para outra.

- Formulários eletrônicos: Formulários online (páginas da web) na internet.

- Base de dados compartilhada: informações armazenadas em repositórios (coleta de dados) compartilhados por parceiros comerciais

- Gestão da cadeia de Suprimentos: Cooperação entre a empresa e seus fornecedores e clientes em relação à previsão de demanda, gestão de estoque e atendimento de pedidos.


Fontes: 

https://www.grin.com/document/280494

https://www.youtube.com/watch?v=4H6mxMmrCgI

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